quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Massagens

 massagens

Existem, como já se sabe, diversas formas de relaxar do stress do dia –a –dia, sendo uma delas a massagem. Sabia que a massagem é a forma mais natural e antiga de aliviar a dor, suavizar tensões, combater o cansaço e aumentar os níveis de energia? No entanto, fica-se sempre com a duvida de qual a melhor e a mais indicada para o que precisamos.

A massagem apresenta várias vantagens tanto a nível físico como a nível psicológico, potenciando a respiração, reduzindo a fadiga muscular e diminuindo o cansaço, relaxando e beneficiando o sono, melhora a elasticidade da pele e a circulação sanguínea e acima de tudo relaxa o corpo e a mente melhorando a imagem que uma pessoa tem de si mesma e, consequentemente, a auto – estima.

Existem vários tipos de massagens, tais como:

Massagem Ayurvédica - poderosa no realinhamento e redireccionamento das energias, centralizando-as a partir do coração, tendo por isso grande poder de abrir o chackra cardíaco, principal sublimador das energias negativas. Consiste numa técnica de massagem profunda que alia movimentações vigorosas em toda a massa muscular conjuntamente com manobras de tracção e alongamento, além da estimulação de pontos e orgãos vitais (energizando-os se estiverem bloqueados e controlando-os se estiverem hiperactivos). Após uma sessão de Massagem Ayurvédica, o paciente sente-se com uma sensação de frescura, leveza e tranquilidade, cheio de energia, paz e luz. Melhora a postura corporal e estrutura óssea, retarda o envelhecimento, elimina toxinas, entre outros.

Massagem de Drenagem Linfática – Esta técnica caracteriza-se por movimentos circulares e em espiral, suaves e precisos, trabalhando intensamente nos centros dos gânglios linfáticos. A massagem deve ser muito suave, pois qualquer pressão em excesso pode ser muito dolorosa e provocar sensações de desconforto. É aconselhada a quem passa muito tempo sentado ou de pé, levando uma vida demasiado sedentária e pobre em exercício físico. Estimula o processo imunitário e regenera os tecidos.

Massagem de Reflexoterapia – É uma massagem praticada através de pressões rítmicas em pontos específicos dos pés, de acordo com um complexo "mapa" onde se associam pontos específicos do pé a orgãos do corpo humano. Numa sessão de massagem reflexológica, o terapeuta massaja todas as zonas reflexas dos pés, provocando um aumento da circulação sanguínea noutras partes do corpo, pretendendo assim beneficiar todo o organismo. Reduz a tensão e o stress, melhora a circulação cardiovascular e linfática e reduz a dor.

Reiki Dinâmico - O terapeuta de Reiki Dinâmico trabalha com o movimento da energia, combinando o toque das mãos com o movimento ondulatório da fascia (a fascia é uma membrana fina muito resistente que existe à volta de cada órgão do nosso corpo), estimulando assim a libertação de bloqueios. O toque das mãos deve ser aplicado directamente sobre a pele do paciente. Reduz o stress, as insónias, enxaquecas e dores de cabeça e activa a circulação e melhora as articulações.

Massagem Sueca - Consiste em fazer pressão, sempre no sentido do fluxo sanguíneo, em diferentes pontos do corpo. Recorre-se também a técnicas de fricção para melhorar o retorno do sangue ao coração. Neste tipo de massagem costuma ser usual a aplicação de determinados óleos de massagem ou pó de talco, para reduzir a sensação de fricção. Melhoa a circulação sanguínea, reduz os problemas metabólicos e o stress emocional e físico, para alem de revigorar o estado de espírito e relaxar.

Massagem Shiatsu – De uma forma geral, este método de massagem visa a recuperação e manutenção da saúde através do alinhamento energético do corpo. Esta implica o conhecimento dos meridianos (linhas energéticas) do corpo, cujo fluxo harmonioso leva ao equilíbrio integral da pessoa. É praticada exercendo pressão controlada sobre os fluxos energéticos através dos meridianos, em pontos específicos, para desbloquear e estimular a energia. Estimula o sistema imunitário, nervoso e sanguíneo, tonifica, melhora a flexibilidade articular, reduz os efeitos de perturbações digestivas, favorece o relaxamento e o bem-estar imediato.

Massagem Tibetana – O primeiro contacto com a Massagem Tibetana é um misto de magia, música e toque corporal. As emoções fluem e o toque conforta a mente. Esta massagem divide-se em 3 etapas: a massagem corporal (pressionando partes do corpo com subtileza), a massagem vibracional (transmitida pelo som de taças tibetanas) e a canalização energética (colocação das mãos em certas partes do corpo). A massagem do som transmitido pelas taças tibetanas proporciona um excelente instrumento de meditação, reequilíbrio energético, relaxamento e purificação. A utilização destas taças de som tibetanas serve para aliviar o stress e para atenuar todo um conjunto de perturbações nefastas à saúde. A massagem do som é baseada na ancestral sabedoria tibetana de produção de sons e ultra-sons. Melhora as sensações de auto-estima e confiança e reduz as dores musculares.

Massagem Thai – Yoga – O objectivo desta massagem é desbloquear os canais e permitir o livre fluxo de energia. É uma massagem que utiliza o corpo inteiro, feita no chão, que abrange movimentos rítmicos, pressão palmar e pressão polegar em pontos específicos do corpo ao longo dos meridianos energéticos, estiramentos suaves e utilização consciente da respiração. O terapeuta desta massagem utiliza as suas mãos, pés, braços e pernas para guiar o paciente em várias posições de yoga e "trabalhar as linhas de energia" que circulam no corpo humano. É uma técnica bastante vigorosa, mas acaba por se tornar agradável e os resultados podem mesmo ser excelentes. Eficaz contra insónias, fortalece o sistema imunológico, reduz as tensões emocionais e musculares, regula as funções do organismo, alivia as dores lombares, artrites e enxaquecas, reduz os problemas digestivos, menopausa e sintomas de stress, estimula a circulação sanguínea e linfática, aumenta a mobilidade e flexibilidade das articulações.

Massagem Watsu – É um tipo de massagem Shiatsu que é praticado numa piscina de água morna. A palavra Watsu deriva das palavras "Water" que significa "Água" e Shiatsu. O terapeuta desta massagem deve aplicar toques especiais em determinadas partes do corpo e fazer movimentos de stretching (alongamentos), enquanto o paciente relaxa, flutuando acompanhado dos movimentos suaves da água. Após a sessão, o paciente deverá sentir uma enorme sensação de leveza e tranquilidade. A alternância dos toques, alongamentos e momentos de flutuação favorece o relaxamento muscular, serenando todo o corpo e mente. Diminui as dores agudas ou crónicas, melhora a flexibilidade articular e a capacidade respiratória e melhora também a postura corporal e reduz a ansiedade.

Sem comentários: