sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Alergias

alergia_respiratoria

As alergias (respostas imunológicas a determinadas substâncias que o nosso organismo considera como nocivas, quando não o deveriam ser) dividem-se em três tipos: respiratórias, alimentares e dermatológicas.

As alergias respiratórias são as mais comuns e englobam a conhecida febre dos fenos (ou rinite alérgica sazonal), a rinite alérgica perene e a asma (tosse, falta de ar, chiadeira no peito, que surge subitamente, em determinados locais, após constipações, com o exercício fisico ou no local de trabalho).

A rinite alérgica apresenta sintomas simples, tais como, vários espirros seguidos (especialmente de manha), obstrução nasal (nariz entupido) e comichão no nariz, garganta ou olhos. Além destes sintomas, a rinite alérgica pode causar outros problemas, tais como, ouvidos inflamados (otites), sinusites (inflamação dos seios perinasais) e roncos devido ao entupimento do nariz. Estes sintomas podem fazer com que não durma bem de noite e só os apresentará aquando o contacto com as substâncias às quais é alérgico (alérgeno), tornando-se mais intensos à medida que estiver mais tempo em contacto com eles.

A substância que provoca mais casos de rinite alérgica é o pólen, originando o nome de febre dos fenos, apesar de não se sentir febre nem ser causada pelos fenos, no entanto é uma alergia que aparece mais na altura da polinização das plantas, provocando os tais sintomas referidos anteriormente.

Para evitar a rinite alérgica convêm cuidar do ambiente em casa, no trabalho e nos restantes locais que frequenta. Deve-se também evitar o contacto maciço com os causadores da crise, tais como, os ácaros do pó, pólenes de plantas, alimentos específicos e pelos de animais de estimação. Para além de ser aconselhável praticar um nível de vida saudável, praticando desporto com alguma regularidade, não fumando e praticando as regras de higiene e de ambiente adequadas.

A rinite alérgica não é contagiosa e pode ser tratada com medicamentos apropriados ao seu efeito, tendo por isso que contactar o seu médico de forma a aconselhar um tratamento adequado aos seus sintomas.

As alergias alimentares (alergias a determinados alimentos) originam, habitualmente, o aparecimento de sintomas poucos minutos após a sua ingestão. Estas reacções imediatas podem atingir a pele e mucosas, as vias respiratórias, os sistemas gastrointestinal e cardiovascular de forma isolada ou combinada. As manifestações mais frequentes são a urticária, o angioedema e a síndrome de alergia oral, sendo as reacções anafiláticas as mais raras mas as de maior importância pois desencadeiam-se muito rapidamente e colocam a vida do doente em risco quando não tratadas de forma imediata e adequada.

Mais informações / Sites de Interesse:

Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica - http://www.spaic.pt
http://www.rpaerobiologia.com/

Sem comentários: