domingo, 14 de setembro de 2008

Diga não às dietas loucas!

dieta

Muitas foram as dietas “loucas” que nos bombardearam neste Verão  e em todos os outros anteriores, “Perca o peso que sempre quis em 15 dias!”, “Vista o biquini que sempre sonhou com esta milagrosa dieta de uma semana!”, mas na realidade, nenhuma delas nos faz perder peso de forma saudável pois o sucesso na perda de peso não depende somente de um plano de dieta mas também de vários factores individuais.

Na verdade, emagrecer vai implicar muita força de vontade e persistência, pois será necessário alterar os nossos comportamentos para um estilo de vida mais saudável e acima de tudo, esta alteração terá que ser ao longo de todo o ano e não somente nos meses antecedentes ao Verão. Para além de uma dieta equilibrada, ter-se-á que fazer exercício físico e, se não pretende ir ao ginásio, ande mais a pé, suba as escadas em vez do elevador ou passeie de bicicleta com família e amigos. Tudo o que implica actividade física, irá aumentar a perda de massa gorda e permite-lhe compensar com a perda de massa muscular proveniente de qualquer dieta.

Antes de começar logo com a dieta que um amigo ou familiar faz, aconselhe-se com o médico de família pois este irá encaminhá-la para um nutricionista, evitando os riscos que uma dieta louca lhe poderá dar (doenças cardíacas, taquicardia, tensão baixa, dores abdominais, dores musculares, anemia, queda ou enfraquecimento do cabelo, oscilações de humor e/ou depressões, bulimia ou anorexia nervosa), fazendo-a emagrecer de forma controlada e equilibrada para a sua saúde.

Para emagrecer, os alimentos que ingerir devem fornecer uma quantidade de energia inferior à que gasta, mas acima de tudo lembre-se que estes nunca devem descer para níveis calóricos inferiores a 1200Kcal por dia, para mulheres e, 1500Kcal por dia, para homens, pois esta descida poderá provocar um emagrecimento demasiado rápido com riscos altos para a sua saúde.

Para evitar esta descida calórica, tente fazer uma alimentação equilibrada e variada, incluindo todos os alimentos mas em pequenas quantidades, repartindo por cinco ou seis refeições ao longo do dia. Não elimine o pão, o arroz e as massas da sua dieta, prefira as carnes magras (retirando-lhes as gorduras), coma peixe duas a três vezes por semana e acompanhe as refeições com muitos vegetais, terminando com uma peça de fruta. Nunca se esqueça de beber muita água, cerca de 1,5 a 2 litros.

Muito importante e impossível não referir são os variados produtos comercializados para ajudar a emagrecer, ostentando a ideia de que são à base de extractos de plantas naturais, no entanto, este “natural” não o é assim tanto pois, na verdade os extractos de plantas são susceptíveis a contaminações por toxinas como os pesticidas e metais pesados. Para além de outros tantos produtos serem constituídos por substâncias laxantes e diuréticas, em nada benéficas para uma dieta saudável, pois a perda de peso pela eliminação de uma maior volume de urina ou fezes não provoca a perda de gordura, não servindo para emagrecer. A perda de água e minerais em excesso também pode conduzir a desequilíbrios nutricionais graves, tal como os distúrbios do ritmo cardíaco.

Nestes casos não se trata de não consumir nenhum destes produtos, mas sim de os fazer somente por prescrição médica, visto serem eles os indicados para escolher os produtos cujas contra-indicações são mínimas.

Saiba mais em:

http://www.apdietistas.pt/home/

http://www.fitpassion.com/index.php

http://www.roche.pt/emagrecer/

Sem comentários: