quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Faça frente à celulite!

Aparece do nada e custa mais a desaparecer do que se gostaria, a celulite continua a ser uma dor de cabeça para muitas pessoas!

Mas afinal, o que é a celulite? É uma alteração do tecido conjuntivo que provoca uma acumulação e retenção de líquidos nas células, apresentando um aspecto ondulado na pele, sendo muitas vezes conhecido como, “aspecto de casca de laranja”.

Normalmente, as células de gordura recebem oxigénio e nutrientes, libertando água e toxinas. A celulite baseia-se exactamente no bloqueio deste “mecanismo”, provocando o inchaço das células e a compressão dos vasos sanguíneos, causando a alteração dos tecidos elásticos (elastina e colagénio). Os principais locais afectados são as coxas, glúteos, abdómen e braços.

Esta “praga” é formada por variadíssimos motivos, sendo um dos principais factores, a herança genética e outros como uma alteração hormonal, má circulação sanguínea, uma alimentação inadequada e, como sempre, o tabaco.

A alteração hormonal deve-se ao facto de na puberdade passar a existir uma maior produção de estrogénio (hormona feminina), provocando um aumento na retenção de líquidos e consequentemente uma concentração de gordura nas principais zonas referidas anteriormente.

A alimentação inadequada está basicamente numa má ingestão de gorduras que sobrecarregam o organismo com toxinas. Outro factor de uma alimentação inadequada é o excesso de sal, principal responsável pela retenção de líquidos. A cafeína também pode provocar celulite pois em excesso, altera a produção hormonal.

O álcool e o tabaco também são muito prejudiciais para a formação de celulite pois incham as células gordurosas (o álcool) e estreitam os vasos sanguíneos (o tabaco).

O dermatologista, efectua um estudo clínico para determinada pessoas, pois cada pessoa é um caso. No entanto, costumam dividir o quadro clínico em quatro etapas:

Etapa 0 – Apresenta uma pele lisa nas coxas e nádegas quando se encontra de pé ou deitada e ao fazer o “teste do beliscão” não surgem ondulações nem depressões, volume ou covas;

Etapa 1 – Apresenta uma pele lisa nas coxas e nádegas quando se encontra de pé ou deitadas, mas, ao fazer o “teste do beliscão” apresenta ondulações, no entanto, continua sem apresentar deformações, volume nem covas;

Etapa 2 – Apresenta uma pele lisa quando se encontra deitada, mas já apresenta deformação e volume quando se encontra de pé. É uma etapa bastante comum em mulheres com idade superior a 35 ou 40 anos;

Etapa 3 – Esteja deitada ou em pé, já apresenta deformações ou aumentos de volume. É uma etapa comum em mulheres que se encontram na menopausa ou em pessoas obesas.

A celulite, apesar de ser mais comum em pessoas com excesso de peso ou obesos, não o é exclusivamente, podendo existir (muitos casos) em pessoas com peso normal ou ate menos com défice de peso.

Mas na verdade o que interessa mesmo e o que anda no pensamento de todos é: Como fazer para a maldita celulite desaparecer?

Não é nada fácil fazê-la desaparecer de vez, no entanto, é possível reduzi-la com a ajuda de uma boa dieta (não me refiro a uma dieta para perder peso, mas sim uma dieta para se comer de forma correcta e saudável):

Deve consumir alimentos isentos de açúcar refinado, isto é, pão integral, arroz integral e frutas.

Consuma alimentos de fontes magras de proteínas: clara de ovo, aves, peixes e carnes vermelhas magras.

Deverá também ingerir muita água de forma a evitar a retenção de líquidos.

Acima de tudo, evite alimentos ou cozinhados gordurosos, tais como, feijoadas, pizzas, molhos e queijos gordurosos, pães e bolachas recheadas, chantilly, biscoitos amanteigados, gelados, …

Não se esqueça de ingerir também alimentos ricos em fibras para ajudar a diminuir a absorção de gorduras para alem de regular os intestinos. Prefira alimentos com pouco ou ate mesmo nenhum sal, visto este ajudar a reter líquidos no organismo.

Por fim, prefira sumos naturais ou água em vez de refrigerantes e bebidas alcoólicas e faça exercício físico para queimar umas gordurinhas!

Outro modo de combater a celulite é com cremes e massagens. Existem variadíssimos cremes de combate à celulite no mercado, bastando escolher o melhor para o seu gosto e carteira!

Em relação a massagens, é muitas vezes considerada a melhor terapia com melhores resultado e baseia-se também em escolher as que mais gosta e as que se encontram perto de si em centros de massagem ou até mesmo em centros estéticos. No entanto, não deixe de a fazer duas a três vezes por semana e por períodos longos, pois a massagem n resulta a curto prazo mas sim a médio e longo prazo.

Existem ainda, tratamentos em centros de estética, tais como pressoterapia, mesoterapia, entre outros.